Mateus 7. 13,14. “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; 14-e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram”.
Jesus ilustra os seus ensinamentos no sermão do monte para que seus discípulos compreendessem melhor o que lhes era ensinado.
Existe o caminho estreito e o caminho largo, qual é a tua opção?
Existe o caminho estreito e o caminho largo, qual é a tua opção?
1. Andar pelo caminho estreito é para aqueles que aceitam o convite (V13). “Entrai pela porta estreita”. O convite é feito à todos, mas nem todos aceitam. Vemos que a maioria prefere o caminho que leva para a perdição, mas eles nem sabem disso.
2. Andar pelo caminho estreito é para aqueles que estão dispostos a sacrificar (V14a). “estreita é a porta, e apertado o caminho”. Tem muitos que até entram pela porta estreita, mas querem andar pelo caminho largo! Pode uma coisa dessa?!
• Sacrificar seus desejos (Gl. 2:20). “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus”. Sacrificar os desejos é deixar a vontade de Deus prevalecer.
• Sacrificar suas escolhas (Jonas. 1:1-3). “E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2-Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. 3-Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor”. Deus precisou permitir uma tempestade na vida de Jonas para que Jonas entendesse o propósito de Deus na vida dele (Jn.3 1,2). Sacrificar suas escolhas é renunciá-las para realizar a vontade de Deus.
• Sacrificar seus bens. “porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento”. (Mc. 12:44). Sacrificar seus bens à Deus é entregar crendo que o Senhor proverá.
• Sacrificar a própria vida. Nosso Maior exemplo é o próprio Senhor Jesus, mas muitos outros entregaram-se totalmente pela sua fé. “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (1Co.15:19). A nossa esperança em Cristo não resume-se apenas a esta vida, pois não é aqui o nosso maior tesouro: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Mt. 6:21). Paulo disse: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gl. 2:20). Sacrificar a própria vida nem sempre significa morrer, mas, tambem é viver para Ele.
Conclusão: Não escolha o caminho da perdição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário